Entretenimento Gastronomia

Sábado tem feira orgânica no Campolim e no Parque Chico Mendes

No próximo sábado (9), acontecem simultaneamente, das 8h as 11h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e o no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, as feiras de hortifrútis orgânicas da cidade.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), elas oferecem alimentos cuidadosamente cultivados por meio de manejo natural, sem a adição de pesticidas. As feiras são resultados da parceria com dez agricultores familiares.

Com o objetivo de promover a agricultura regional e familiar, os agricultores oferecem seus produtos à população exigente de uma alimentação orgânica. São três feirantes no “Chico Mendes” e outros sete no Campolim. “A intenção das feiras é levar à população uma alimentação saudável”, informa a chefe de seção de Agricultura e Abastecimento, Valquiria Bernardo Conceição.

O estado de São Paulo está entre os dez estados brasileiros que mais promovem a produção orgânica, e uma parte desta produção pode ser encontradas nas feiras livres de Sorocaba. Esses produtos permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si.

“Os alimentos orgânicos são alimentos mais saudáveis, nutritivos e saborosos, já que a produção respeita e preserva os recursos naturais e o meio ambiente”, explicou a nutricionista da Seaban, Liliam Ghiraldi. Por não utilizar agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, não causam nenhum dano à saúde do consumidor. Segundo a nutricionista, o sabor e aroma são mais intensos e preservados nos alimentos orgânicos, pois sua produção ocorre de forma mais natural.

Nas feiras o consumidor poderá encontrar hortifrutis como banana; laranja; mamão; manga; maracujá; limão; brócolis; espinafre; salsa; cebolinha; alface; abobrinha; berinjela; beterraba; cenoura; pepino, pimentão e tomate

A qualidade do produto orgânico é assegurada por um selo de certificação, fornecido pelas associações de agricultura orgânica, ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. Este selo garante ao consumidor adquirir produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

O Parque “Carlos Alberto de Souza” está localizado na avenida Antonio Carlos Comitre, 800, no Campolim. O Parque Natural “Chico Mendes” fica na avenida Três de Março, 1.025, Alto da Boa Vista.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cultura abrirá inscrição para oficina de culinária para crianças na Biblioteca Infantil

agita2019

‘Grande Prêmio do Cinema Brasileiro’ acontecerá em São Paulo pela primeira vez

agita2019

Região de Brigadeiro Tobias recebe programação gratuita do Cinesolarzinho

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: