Cultura e Lazer Entretenimento

Oficina gratuita na Biblioteca Infantil ensinará a arte do trançado em couro

Nesta terça-feira (14), acontece a segunda oficina de Trançado em Couro na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A aula será realizada pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h30 às 16h30. As pessoas com idade a partir de 14 anos interessadas em participar devem se inscrever pelo telefone (15) 3231.5723.
A atividade integra a programação do projeto “Conversa pra Boi Dormir”, realizado pelo historiador sorocabano Sergio Coelho de Oliveira, com produção de Angeles Paredes Toral e apoio do Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas (CEHICAT), e viabilizado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do edital da Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba) em 2018.
O objetivo do “Conversa pra boi dormir” é fomentar e divulgar a cultura tropeira na cidade para que a população possa revisitar seu patrimônio material e, assim, enxergar o que ainda “permanece de tropeiro em nós”.
As aulas de Traçado em Couro estão sendo ministradas pelo artesão Irineu Rodrigues de Oliveira, que trabalha com o material desde os 10 anos de idade. Na oficina, serão ensinados alguns pontos de trançados com couro, importantes para a confecção de traias e acabamento de peças em geral.
O artesanato em couro era usado para a fabricação de roupas para resistir ao frio e à chuva, e na fabricação de arreios e traias para a tropa de mulas. Também se faziam bruacas (bolsas para transporte), guaiacas (cintos para carregar facas e outros objetos pessoais), botas, chapéus, bainhas para as facas e facões, etc.
A oficina também ocorrerá no dia 20 de maio, com turmas nos mesmos horários. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Orquestra e musicalidade marcam o encerramento da ‘Férias na Bica’

agita2019

Restaurantes solidários pelo mundo

agita2019

Evento de Capoeira será atração no CEU das Artes

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: