Cultura e Lazer Entretenimento

Oficina e espetáculo de dança são atrações gratuitas no Barracão Cultural

Nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), das 14h às 17h, o ator e bailarino Chico Lima realizará a oficina gratuita “Operações Coletivas – Dança em Massa” no Barracão Cultural. A inscrição deve ser feita pelo link: http://campoficticio.hotglue.me. As vagas são limitadas.
Durante a atividade, serão compartilhados exercícios coletivos de criação e improvisação que exploram relações coreográficas de composição dentro de um coro comum, como por exemplo, situações de uníssono, contraste, relação espacial, dinâmica, etc.
Autoria, responsabilidade, liderança, interconexão e cooperativismo serão discutidos na prática, em exercícios que colocam o corpo em regras e liberdades que potencializam a percepção de interdependência dos indivíduos dentro de um grupo.

Espetáculo
Além da oficina, o espetáculo de dança “Tentativas contra o Vento” será apresentado na sexta-feira, às 20h, também no Barracão Cultural. Produzido pelo Campo Fictício, com produção executiva de Eduardo Bordinhon e da Cooperativa Paulista de Teatro, o espetáculo é realizado com incentivo do edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) em 2018, do Governo do Estado. Já no município, conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Com duração de 40 minutos, “Tentativas Contra o Vento” é um solo de dança contemporânea do ator e bailarino Chico Lima. Trata-se de uma prece circular, uma evocação de uma visão. A transmissão de uma mensagem captada pelo corpo. Uma coreografia, uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa, entregar-se ao vento e aprender a permanecer e seguir.
Resultado de um intenso processo criativo guiado por três coreógrafas com as quais o artista já havia trabalhado (Andréia Yonashiro, Morena Nascimento e Lu Favoreto), e em parceria com os artistas Tiago de Mello na trilha sonora, e Cauê Gouveia na iluminação, neste trabalho, a dança é colocada como uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa.
Confrontando o vento produzido por dois ventiladores industriais, o bailarino mistura-se com os materiais plásticos propostos neste trabalho, confunde-se e transforma-se em novas formas entre o caótico e o suspenso. Entregando-se ao vento, o corpo parece aprender a permanecer e adaptar-se, e encontrar maneiras de seguir neste processo.
A classificação indicativa é de 10 anos de idade. Os ingressos serão distribuídos no local 30 minutos antes do início do espetáculo. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.8170.

Fonte: SECOM

Foto: Luíza Folegatti

MATÉRIAS RELACIONADAS

Fuja da fila nos restaurantes: 4 receitas para o Dia das Mães

Agita ih

Shopping Cidade Sorocaba recebe espetáculo “A Bela e a Fera”

agita2019

Festa Junina de Votorantim: montagem da área de shows começa nesta semana

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: