Cultura e Lazer Entretenimento

Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba realiza exposição com curadoria infantil inédita

  Mostra inovadora permanecerá em cartaz de 15 de junho a 3 de agosto, na Sala I do MACS. 

Um projeto inovador vem aproximando o público infantil do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). A ideia é permitir o contato das crianças com os bastidores da instituição, envolvendo, ainda, a conquista de um grande desafio: a realização uma exposição com a curadoria inédita dos pequenos.

Isso mesmo! O projeto “Desbravadores do acervo” nasceu da vontade da direção do MACS de estimular o interesse das crianças pelo rico mundo das artes. E, assim, durante quase um mês, o museu tem sido todo delas, por meio de atividades que instigam, motivam e desafiam a criatividade e o gosto por aprender.

Nas oficinas realizadas, os curadores mirins, na faixa etária de 6 a 12 anos, puderam entender toda a operação do museu, desde a preparação da reserva técnica até a elaboração da exposição em si. À frente da curadoria, vivenciaram também a função de criar uma narrativa para unir as obras com o público. As atividades aconteceram sob a tutoria da equipe profissional do MACS, e a educadora Laura Mattos com uma turma de 10 inscritos. As informações foram transmitidas de forma lúdica, por meio de jogos, brincadeiras e muita conversa.  

Felipe Serto, de apenas seis anos, já fala com propriedade, após se tornar um “desbravador do museu”.  “Eu gostei de poder escolher as obras. Tinham obras que eram pintadas e outras que eram fotos. Eu achei que só existiam as pintadas”, conta.     

“Diante da rotina acelerada de vida atual, trabalhar o tema ‘arte’ com os filhos é sempre um processo desafiador e oferecer isso às crianças é uma proposta que fará a diferença na adolescência e vida adulta, despertando a sensibilidade com um olhar crítico e transformador”, comenta Laura Mattos, coordenadora do educativo do MACS. 

Imagine, então, como foi passar por tudo isso para quem já era apaixonada pelo tema, como Maria Eduarda Ruz, de 9 anos. “Eu estou adorando e como eu gosto de arte, para mim, está sendo uma experiência muito legal”, relata.   

O ponto alto dessa oportunidade única e inesquecível será o processo de seleção das obras de arte que estarão expostas na Sala I do MACS, na exposição intitulada “ Desbravando o Acervo” que permanecerá em cartaz de 15 de junho a 3 de agosto, com entrada gratuita e aberta a todos. Em uma dinâmica coletiva, as crianças farão a curadoria das obras, de forma que estas dialoguem com outras de uma mostra da artista sul-matogrossense Ana Ruas, que também entrará em cartaz no mesmo período, na Sala II.

A exposição “Curadoria Infantil” trará em sua ficha técnica os nomes dos pequenos curadores e os visitantes poderão ouvir os depoimentos dessas crianças sobre suas impressões por meio de QRCode. “É um convite para que o público também interaja com a proposta, conhecendo um pouco sobre esses desbravadores mirins”, diz a presidente do museu.

O horário de funcionamento da mostra é das 10h às 17h, de terça a sexta e, aos sábados, das 10h às 15h.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: macs@macs.org.br ou telefone: (15) 3233-1692. O MACS fica localizado na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga Estação Ferroviária.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Vai pokebola: Detetive Pikachu em kiddie noir

agita2019

Cultura vai oferecer aula gratuita de Teatro no CEU das Artes

agita2019

Sabrina Sato volta a um palco de TV no Hora do Faro deste domingo e Duda Nagle diz que ela nunca o deixa falar

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: