Cultura e Lazer Entretenimento

Montagem da exposição ‘1 Mulher por M²′ terá início na Pinacoteca Municipal

A Pinacoteca Municipal estará fechada ao público, de 19 a 26 de agosto, para a montagem da exposição coletiva “1MULHERporM²”. A mostra, que faz parte da programação de aniversário de 365 anos de Sorocaba, elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult), será aberta oficialmente no dia 27 de agosto, às 17h, com entrada gratuita ao público.
Com concepção e curadoria de Lucrécia Couso, a exposição visa celebrar o universo feminino e contará com 34 obras produzidas por 34 artistas mulheres de diferentes gerações, expressas em linguagens de fotografia, pintura, vídeo, colagem, projeções, e criadas com diferentes materiais. Cada trabalho ocupará um espaço de um metro quadrado.
“1MULHERporM²” foi apresentada durante o mês de março no espaço opHicina, em São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A mostra iniciou a itinerância no Espaço Índigo ARTE, em Bragança Paulista, e agora chegará a Sorocaba.
Segundo a curadora Lucrécia Couso, “a ideia é mostrar esse trabalho pelas cidades fora do eixo cultural da cidade de São Paulo e atingir o máximo de pessoas para que possamos refletir muito mais sobre a arte e o universo da mulher que trabalha, pensa, age, cria, cuida, vive seus sonhos e transforma o mundo”.
Destacando a importância da mulher na sociedade mundial, as obras vão desde cacos de louça com fotografias de mulheres que fizeram algo pela humanidade, passando pela sensualidade da mulher da terceira idade, a beleza da mulher africana e sua relação cultural com os tecidos coloridos, a relação da mulher com as mães, com a família, momentos de descontração de artistas brasileiros sob o olhar de uma sensível fotógrafa, releituras de mulheres ícones da nossa cultura, a experiência da jornalista que com sua deficiência física percorre os rincões do mundo com sua muleta e a transformação do papel da mulher na sociedade através dos tempos. Outras artistas se inspiraram nas próprias participantes da exposição para criar suas obras multimídia.
As artistas participantes da exposição coletiva são: Adriana Bertini, Adriana Cavallaro, Alessandra Bufe, Ana Roberta Lima, Andrea Natali, Bia Parreiras, Cami Onuki, Camila Dotta, Carla Venusa, Cristina Raposo, Débora Bruno, Fabiana Gabaskallás, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Heloisa Ramalho, Iara Venanzi, Jéssica Prego, Juliana Brito, Juliana Monteiro Carrascoza, Kattia Basile, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Marcia Gadioli, Mariza Souza, Melissa Haidar, Mila Mayer, Paula Marina, Sheila Ortega, Silvana Lazzuri, Sylvia Diez, Tania Pires e Tina Leme Scott.
“1MULHERporM²” poderá ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h, até o dia 29 de setembro. A Pinacoteca Municipal está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Qual F#DIDO você é?

agita2019

Espetáculo de dança ‘Ocupação Transitória’ acontece na Praça da Bandeira

agita2019

FOX FILM DIVULGA NOVO PÔSTER DE “UM ESPIÃO ANIMAL”

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: