Cultura e Lazer Entretenimento

MEFS recebe público para celebrar o Dia do Ferroviário

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizou na tarde desta terça-feira (30) uma programação especial para celebrar o Dia do Ferroviário (30 de abril) no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). O evento contou com a exposição “Miniaturas de locomotivas – Acervo de ferromodelismo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana” e um bate-papo com ex-ferroviários e amantes do tema.
A analista de desenvolvimento sênior, Eveli Heleno Randazzo, psicóloga na Fepasa, comenta a importância da comemoração do Dia do Ferroviário. “É como um aniversário pessoal. Você lembra muito da história nos grupos que a gente tem contato e é quando comemoramos com os amigos ferroviários”, comenta.
Sobre o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Eveli comenta que ele retrata memórias da cidade. “É a história de Sorocaba, é a história de muitas famílias, é a vitória de muitas famílias”, comenta.
A exposição conta com seis miniaturas de locomotivas feitas com metal policromado e ricas em detalhes. Para o autônomo, Cícero da Silva, a exposição é uma chance das pessoas visitarem o passado. “Muitos que não tiveram oportunidade de andar (nas locomotivas) ou mesmo em ver com seus próprios olhos, hoje temos a oportunidade de estarmos aqui olhando”, declara.
A mostra “Miniaturas de locomotivas – Acervo de ferromodelismo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana” poderá ser conferida pelo público até agosto deste ano no MEFS, que está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária. A unidade funciona normalmente de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.1026.

Sobre a data
O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, em razão da inauguração da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá – a primeira linha ferroviária do Brasil, construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.
Apesar de não muito utilizado e pouco lembrado atualmente, o transporte ferroviário teve grande importância na história do Brasil, seja no transporte de passageiros ou mesmo com relação ao de cargas, contribuindo para a própria construção do país.
O transporte ferroviário também contribuiu com a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luís Mateus Maylasky.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Feira de Livros será atração na Biblioteca Municipal

agita2019

City Tour tem todas as vagas preenchidas em menos de uma hora

agita2019

Rocambole de Geleia de Amora Silvestre

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: