free web hit counter
Entretenimento Literatura

Marina Linhares lança seu segundo livro “Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa”

A transformação de uma casa abandonada conduz novo título de Marina Linhares. No livro, a decoração é retratada de forma poética e reflexiva pela escritora Noemi Jaffe e o fotógrafo Ruy Teixeira.

“habitar a casa

preenchê-la de defeitos:

almofadas pelo chão,

móveis novos e velhos,

uma descombinação,

alguém passou por aqui

e deixou alguma coisa.”

Uma pequena casa da família semi-abandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas, e o desejo de refletir sobre sua própria atividade foram os pontos de partida de Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, novo livro da decoradora Marina Linhares.

Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar. O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvelam as descobertas desse roteiro. Ele registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto.

Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o livro. Ela reflete junto com Marina (no texto introdutório e em uma extensa entrevista) sobre o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa da decoradora, suas concepções profissionais e o desenvolvimento do projeto da Bocaina. Além disso, pontua o livro com poesias sobre a casa, o morar e o decorar.

Textos, fotos e o processo de decoração têm vitalidade própria no livro, mas sua potência se eleva ao serem delicadamente embaralhados, sugerindo uma fruição livre e contemplativa de memórias, experiências, referências, inspirações, relatos, poesias, imagens, perguntas, respostas e decorações. O livro tem projeto editorial de Baba Vacaro e conta ainda com postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos em alguns dos locais da pesquisa.

Outro destaque do livro é o projeto gráfico assinado por Elisa von Randow. Com uma identidade inusual, a começar pela capa azul metálica, e sem se sobrepor aos conteúdos, o design estabelece com conexões, pausas e variações um ritmo envolvente para a leitura. Detalhes gráficos como poesias carimbadas em letterpress dão o toque final de sutil encantamento.

O lançamento do livro será celebrado no dia 24/08, no Shopping JK Iguatemi, junto com uma exposição que em seguida do evento será exposta na frente da Livraria Cultura no Iguatemi, e fica lá por uma semana. E no dia 26/08 o lançamento será na Livraria da Cultura Iguatemi, ambos em São Paulo.

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa

ISBN: 978-85-62114-91-5

236 páginas

23×29 cm

Editora Olhares (www.editoraolhares.com.br) 

Preço de capa: R$ 375

Venda: Principais livrarias de todo o país

Perfil Marina Linhares

Com sensibilidade apurada e trabalho impecável, Marina imprime a personalidade de cada cliente em seus projetos e cria espaços acolhedores e atemporais. Há 25 anos criando projetos de decoração para um público altamente exigente, Marina combina com maestria a sensibilidade para captar os desejos do cliente e o rigor com a qualidade. Com presença forte e fala mansa, ela envolve o cliente em todo o processo e, assim, seus projetos refletem a personalidade de cada um, suas histórias de vida, as memórias afetivas e os sonhos para o futuro. Observadora e curiosa, Marina está sempre atenta às entrelinhas, que também revelam muito sobre os anseios do cliente. É assim que consegue montar uma casa que ative os sentidos e atenda ao estilo de viver das pessoas, tornando o convívio mais prazeroso. Como parte do seu processo de trabalho, Marina mergulha em profundas pesquisas. Encontra inspiração em viagens pelo mundo, nas andanças por São Paulo, na natureza, nas relações humanas, em livros, obras de arte, filmes e revistas, tudo o que está ao alcance de seu olhar afiado. Está sempre em busca de criar espaços belos e acolhedores, que façam da casa o melhor lugar do mundo para quem mora nela. “É importante estar cercado daquilo que você gosta. Eu sinto isso na minha casa e penso o mesmo em relação aos meus clientes”.

Com beleza e conforto como premissas dos seus projetos, Marina Linhares cria casas para serem vividas. Em seus projetos, Marina sai do óbvio misturando móveis, objetos e acessórios de diferentes períodos, estilos e materiais. Aprecia móveis de família e objetos que trazem histórias tanto quanto peças de designers premiados ou encontradas em seus garimpos. A estética apurada e o conforto caminham sempre juntos, com o objetivo de fazer uma casa para morar e não para ser vista. Uma decoração para durar anos, sem seguir modismos ou tendências, e que tem a mão de Marina, mas a cara do cliente. Em constante busca pelo melhor serviço e com competência para orquestrar fornecedores e prazos, Marina garante um processo eficiente e suave, conquistando relações para a vida com os clientes. Mesmo contando com uma equipe competente de profissionais, ela faz questão de estar presente, cuidando de cada detalhe importante até a entrega da casa, loja ou escritório. Ao longo de sua carreira, Marina vem participando de inúmeras mostras de decoração, como Casa Cor, Mostra Black, Artefacto, Artefacto Beach & Country, Q&E Quartos, Q&E Bebê e Casa Pronta.

Perfil Baba Vacaro

Com formação em design de produto pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo, ela mantém um escritório onde desenvolve produtos e presta consultoria. Desde 1999, é diretora criativa da marca de iluminação Dominici, e em 2004 assumiu cargo semelhante na Dpot, de móveis. Na rádio Eldorado, produz e apresenta o programa “Navega”. Assina também o roteiro do programa Casa Brasileira, do canal GNT. É a diretora editorial deste projeto.

Perfil Noemi Jaffe

Escritora e professora de literatura e escrita. Escreveu “O que os cegos estão sonhando?” (Ed.34), “Iris:as orquídeas” (Companhia das Letras), “A verdadeira história do alfabeto” (Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Brasília de Literatura e “Não está mais aqui quem falou” (Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional de 2018, entre outros. Coordena a Escrevedeira: Centro Cultural Literário e escreve para diversas publicações, como Folha de S.Paulo, Serrote, 451 e outras. Noemi é autora do texto e da entrevista deste livro.

Perfil Ruy Teixeira 

Fotógrafo brasileiro, radicado na Itália de 1987 até 2012, ano que marca sua volta ao Brasil. Em 1998, começou a colaborar com o Studio Edelkoort (Lidewij Edelkoort). No Brasil, Ruy fotografou projetos de arquitetos como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, os irmãos Campana, Isay Weinfeld, Claudio e Thiago Bernardes e Marcio Kogan. Nos últimos anos realizou catálogos de design paraa Eindhoven’s Design Academy e publicou em 2002 um livro celebrando uma década da Dovetusai, renomada loja e importante distribuidor de design na Europa. Em 2016, publicou o livro “O desenho da utopia”, pela Editora Olhares. Ruy é o responsável pelas imagens deste livro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Sesc Sorocaba traz atividades artísticas na programação infantil do final de semana

Agita ih

Workshop de Massas Glúten Free com a premida Chef Ana Moraes do Kingsford!

agita2019

Festa Junina de Votorantim recebe mais de 100 mil pessoas na terceira semana

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: