Cultura e Lazer Entretenimento

‘Lugares da arte, lugares de fala’ é tema de curso no Sesc Sorocaba

O curso propõe reflexão sobre o engajamento estético-político na produção artística brasileira


O Sesc Sorocaba apresenta, em Maio, o curso ‘Lugares da arte, lugares de fala’ com Hélio Menezes, mestre e doutorando em Antropologia Social pela USP e curador independente. Nesta atividade que começa quinta, dia 16/5, às 19h, e segue até 27/6, os participantes poderão refletir sobre o engajamento estético-político na produção artística contemporânea realizada no Brasil.

Nestes encontros questões como identidade nacional, crise da representação e revisões críticas da história (inclusive da história da arte) se encontram e entrecruzam em terreno comum. Motivos como disputas de terra, performatividade de gênero e sexualidade, intolerância religiosa, violência policial, racismo e machismo estruturais vem sendo tematizados de maneira reincidente em trabalhos contemporâneos, num processo intenso de permeabilidade e trânsito entre o campo das artes e da crítica social.

O curso visa, assim, estabelecer um diálogo transdisciplinar, fornecendo um panorama histórico-artístico-antropológico sobre produções que têm encabeçado este debate, marcado por uma forte crítica decolonial ao sistema das artes, por questões complexas de autoria e “lugar de fala”, e pressões para uma prática mais plural e representativa. O enfoque das aulas recairá especialmente sobre a produção de artistas negras e negros brasileiros, embora não exclusivamente.

O curso será estruturado em aulas expositivas e debates. O curso é gratuio e os interessados podem se inscrever por meio do portal sescsp.org.br/sorocaba.

SERVIÇO:

Lugares da arte, lugares de fala

De 16/5 a 27/6, quintas, às 19h.

Sala 1. Grátis. 16 anos.

Inscrições por meio do portal sescsp.org.br/sorocaba.

Sesc Sorocaba

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

Telefone: (15) 3332-9933.

sescsp.org.br/sorocaba.

MATÉRIAS RELACIONADAS

O Festival – evento de cervejas artesanais realizado no fim de semana deverá ocorrer anualmente

agita2019

Iguatemi Esplanada recebe 2ª edição do Let’s Grill Festival

Agita ih

Dia Mundial da Dança: conheça a modalidade que une dança e acrobacias aéreas de circo

Agita ih

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: