Destaques Entretenimento Gastronomia

Finger Food alia praticidade e sofisticação

Curso oferecido pelo Senac Sorocaba ensina como conquistar o paladar dos convidados em apenas uma mordida

Preparar miniporções sofisticadas de comida que podem ser consumidas com as mãos sem a necessidade de sentar-se à mesa nem usar pratos e talheres. Esta é a proposta do curso Finger Food, que o Senac Sorocaba oferece a partir do dia 15 de maio. “O grande desafio de servir finger food é fazer caber todos os sabores em um só bocado e, assim, conquistar o paladar dos convidados”, explica a docente Marina Monteiro, da área de gastronomia e alimentação.

“A técnica consiste em saber harmonizar as inúmeras combinações de molhos, temperos, guarnições para tornar o prato uma experiência saborosa apesar da simplicidade da porção. É um tipo de comida ideal para ser consumida em pé, sem a necessidade de usar louças nem talheres”, frisa. 

Durante o curso, o aluno aprenderá diversas receitas e combinações para reproduzir em seus eventos, tanto para amigos quanto para clientes. Além disso, conhecerá as diversas formas de apresentação desse tipo de comida. “Elas podem ser servidas em colheres chinesas, palitos, cestinha de massa ou, até mesmo, enroladas em algum legume, podendo ser provada com as próprias mãos ou com minitalheres”, diz a docente.

Segundo Marina, o fato de se usar as mãos para comer não significa que a comida servida ficou menos elaborada ou menos saborosa. Ela cita como exemplo a receita de frango com polenta que, tradicionalmente, é uma comida caipira, porém, no curso ganhou um ar mais sofisticado com a apresentação em formato de finger food. Até a famosa coxinha ficou mais requintada com o uso de fonduta (molho de queijo) ou mesmo geleias especiais. 

Normalmente, os eventos que servem o cardápio com a versão finger food têm uma maior diversidade de opções. “Essa técnica permite que, em um evento, seja servido o mesmo ingrediente porém de diferentes formas, mudando a textura, a forma de apresentação e principalmente o tempero”, comenta a docente.

Na metodologia Senac de ensino, baseada no método PIA (Práticas Inovadoras na Alimentação), os alunos são divididos em grupos, os quais trabalham juntos para executar as receitas do dia, dividindo as funções dentro de uma cozinha. “Com este método, o Senac oferece aos seus alunos uma experiência semelhante a um ambiente profissional”, afirma.

O início das aulas do curso Finger Food será em 15 de maio e terá duração de 20 horas. As inscrições podem ser feitas no Portal do Senac www.sp.senac.br/sorocaba ou na própria unidade, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2392, Vila Hortência.

Serviço:

Finger Food

Data: 15 a 24 de maio de 2019

Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas

Duração: 20 horas

Local: Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2392 – Vila Hortência – Sorocaba/SPInscrições e informaçõeswww.sp.senac.br/sorocaba

Fonte: Lettera

MATÉRIAS RELACIONADAS

Surto atinge a comunidade no eletrizante sétimo episódio de ‘The Terror: Infamy’

agita2019

3º Passeio de Rolimã garante diversão aos sorocabanos

agita2019

Crianças preparam docinhos modelados na Oficina de Culinária da Biblioteca Infantil

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: