Cultura e Lazer Entretenimento

Dezenas de pessoas aprenderam mais sobre a história de Sorocaba em City Tour

Na manhã do último domingo (11), quando foi comemorado o Dia dos Pais, foi realizado o “City Tour – Especial de Aniversário” em Sorocaba com a participação de cerca de 40 pessoas. Elas tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo os principais pontos históricos da cidade com o historiador José Rubens Incao, além de se divertirem com as apresentações da dupla de violeiros “Os Manducas de Fiuza”.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) e da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade aconteceu como parte da programação especial de aniversário de 365 anos de Sorocaba, comemorado em 15 de agosto.
Ao passar pela rua São Bento, Incao contou a história do Peabiru, caminho que ligava as cidades litorâneas de São Paulo, ao interior do Estado e Paraná, até atingir o Peru, e que, segundo o historiador, ainda é utilizado por comerciantes. A história da escravidão sorocabana também foi levantada ao passar por construções antigas no bairro Santa Rosália.
Durante o trajeto de ônibus, foram feitas paradas pela antiga Estação Ferroviária, Carrefour Sônia Maria, Praça Cel. Fernando Prestes e no quinto andar do Paço Municipal, onde a população pôde ter acesso a uma linda vista da cidade. Em cada lugar, Incao relatava curiosidades históricas, como o fato da Estação Ferroviária ter sido ponto de despedida de inúmeras famílias que viam seus homens indo à luta na Segunda Guerra Mundial.
“A gente é o passado em transformação”, cita Incao, que ainda comentou sobre importantes espaços históricos da cidade que estão disponíveis para visitação do público, como a Igreja de João de Camargo, o Mosteiro São Bento, o Gabinete de Leitura Sorocabano e a Catedral Metropolitana de Sorocaba, construída no estilo Barroco e que faz referência a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Ao final, os participantes ganharam uma lembrança de Dia dos Pais e encerraram o passeio com mais uma apresentação dos violeiros, que animaram a plateia com suas histórias, piadas e músicas caipiras.

Fonte: Secom

MATÉRIAS RELACIONADAS

‘Mundo dos Dinossauros’ é tema de férias no Parque da Água Vermelha

agita2019

Novas atrações especiais do Shopping Cidade Sorocaba

agita2019

A mídia manipula a verdade?

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: