Cultura e Lazer Entretenimento

Crianças vão fazer dobraduras com a temática tropeira na Biblioteca Infantil

A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” receberá na quarta-feira (15), das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h, crianças de 6 a 10 anos de idade para a atividade gratuita Contando Histórias com Dobraduras. Os pequenos vão ouvir história sobre o tropeirismo e aprender a fazer dobraduras do tropeiro, das mulinhas, além de casas e igreja.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade cultural visa utilizar a arte do origami, técnica oriental de dobrar papel formando figuras. As crianças ouvem a história ao mesmo tempo em que vão construindo figuras e formas.
O Tropeirismo, que na cidade teve início por volta de 1.750, com a instalação do Registro de Animais em Sorocaba, tornou-se passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência, passou a sediar as Feiras de Muares, famosas em todo o país e que duravam de dois a três meses, entre abril e junho. Isso se deve a localização privilegiada de Sorocaba. Além de compradores, ricas famílias da capital e das cidades vizinhas vinham a procura de produtos e de divertimento. Durante a realização da feira, Sorocaba se tornava uma cidade agitada, mais movimentada do que muitas capitais da Província.
A oficina é realizada todas as quartas-feiras pela arte-educadora Paula Cristina Minatogawa e todo o material utilizado para a dobradura é fornecido pela própria Secretaria da Cultura.
A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: SECOM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Zé Neto e Cristiano encerram a segunda semana da maior festa junina do Estado de São Paulo

agita2019

André Christovam – Mandinga – 30 anos

agita2019

Espetáculo “A Pequena Sereia” é atração do Anfiteatro Shopping Cidade Sorocaba

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: