Entretenimento Literatura

Cortella, Karnal e Pondé lançam livro sobre felicidade

Lançamento da Editora Planeta reúne três dos principais pensadores da atualidade

No livro, Cortella, Karnal e Pondé compartilham sua visão sobre felicidade

A Editora Planeta lança Felicidade: modos de usar, livro que surgiu graças ao encontro de três dos maiores pensadores da atualidade. Conhecidos por disseminar suas ideias em salas de aula, palestras, jornais, rádios e TVs, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé se debruçam sobre um tema que é objeto de interesse dos intelectuais desde sempre e interessa a todos: a felicidade.

Inspirado em um debate realizado pelo trio em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta, o livro traz o prefácio de Clóvis de Barros Filho. “A genialidade criativa faz do ineditismo de cada enunciação um instante de incomparável logos. Razão e discurso. Com seus adendos e remendos. Um ballet de argumentos em grande estilo”, ele afirma.

Na obra, cada um dos autores, com seu tom característico e já conhecido do público que os acompanha, compartilha com o leitor sua história e seus exemplos e referências, que vão dos clássicos filósofos e escritores, como Schopenhauer e Tolstói, a figuras contemporâneas, como Millôr Fernandes e Rita Lee. O resultado é um ensaio completo e diverso sobre o que é a felicidade e os caminhos que podem levar as pessoas a ela.

“Cada um com seu tom, suas histórias, seus exemplos. Atualizando mestres e auto­res mais queridos. Desfilando conceitos com fluência despretenciosa. Sobra elegância, erudição e generosidade.” – Clóvis de Barros Filho no prefácio do livro

“Essa ideia de paz, isto é, de situações em que você percebe que a vida pode exuberar, pode fazer sentido, pode ser fruída sem ser de fato um encargo, é algo com que no nosso horizonte a gente lida como a ideia de felicidade.” – Mario Sergio Cortella

“Não haveria a possibilidade de experimentar a felicidade fora da autenticidade.” – Luiz Felipe Pondé

“Todas as vezes que eu perco algo, que eu perco a saúde, que é na dor que eu crio consciência, como disse Schopenhauer. Se eu perco a saúde, se eu perco alguma coisa que eu gostava, o amor ou qualquer coisa, eu de fato só consigo ser feliz no momento em que eu tenho consciência dessa perda.” – Leandro Karnal

Sobre os autores:

Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor, com mestrado e doutorado em educação e professor titular da PUC-SP, com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação. É professor-convidado da Fundação Dom Cabral. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo sido antes Assessor Especial e Chefe de Gabinete do prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN nos programas Academia CBN Escola da Vida. Possui mais de 30 livros publicados.

Leandro Karnal é gaúcho da cidade de São Leopoldo. Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professor, escritor e palestrante.

Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor e ensaísta, doutor pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv (Israel). Autor de vários livros, ele é professor da FAAP e da PUC-SP, colunista da Folha de S.Paulo e comentarista da TV Cultura.

Ficha técnica

Felicidade: modos de usar

Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé

160 páginas

R$ 42,90

Editora Planeta

MATÉRIAS RELACIONADAS

Circo para bebês, African Show e intervenções – Circos no Sesc Avenida Paulista

agita2019

Clube do Papai: um espaço para eles, no Pátio Cianê

agita2019

Crianças se divertem no ‘Férias no Museu’

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: