free web hit counter
Entretenimento Literatura

A filha do Reich: a busca incansável pela paz

Vidas e sonhos cruzam o oceano na busca incansável pela paz

Dois milhões de pessoas. Esse é o número aproximado de vítimas da Segunda Grande Guerra que foram forçadas a se deslocar de seu local de origem para outros países. Parte deste contingente cruzou o Oceano Atlântico. Eram, em sua maioria: austríacos, russos, espanhóis, portugueses, japoneses, franceses, alemães e o povo judeu. A saga desses imigrantes está nos livros de história, no cinema, na televisão…mas também foi usada como base pelo jornalista e psicanalista Paulo Stucchi no sua mais recente obra: A Filha do Reich.

Lançado no Brasil pela editora Jangada¸ do grupo Editorial Pensamento, o romance de ficção é ambientado na Alemanha nazista de 1943. O ex-soldado alemão Olaf Seemann, nascido na cidade de Colônia, refugia-se no Sul do país, mais especificamente em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. O autor revela que pesquisou sobre os fatos históricos da época e embasou o roteiro que já tinha preconcebido. “Meu objetivo nunca foi ser fiel à história, mas usá-la como catalisador criativo”, admite.

Algumas escolhas do autor também revelam sua preocupação com detalhe histórico dos refugiados de guerra. Os sobrenomes verdadeiros e falsos de Olaf, por exemplo, foram inspirados pelo fato dele ter atravessado o Atlântico: “Seemann” é o nome alemão para homem do mar e “Fischer” significa pescador. “Esses trocadilhos são citados de modo sutil no livro”, endossa.

A obra traz outros personagens que imigraram para o Brasil no pós-guerra. Como o marceneiro Klaus Schneider, que também nasceu em Colônia e veio para o país em 1954. E Martha Fischer que ainda bebê cruzou o oceano, cresceu no Rio Grande do Sul, casou-se e teve uma filha. Esses são histórias fictícias de pessoas que deixaram seu país de origem e construíram suas vidas na América, exemplos de um romance com pano de fundo real, mas que poderiam muito bem ser de carne e osso.

Ficha Técnica:
Título: A Filha do Reich
Autor: Paulo Stucchi
ISBN:  978-8555391408
Páginas: 416
Edição: 3 de julho de 2019
Formato: 16 x 2,2 x 23 cm
Valor: R$ 39,00

Sinopse do livro: Ao receber a notícia da morte de seu pai Olaf – um ex-soldado alemão refugiado no Brasil –, Hugo Seemann viaja à Serra Gaúcha para cuidar do funeral. Contudo, o que parecia ser uma mera formalidade de despedida a um pai que nunca conhecera de verdade, torna-se uma jornada ao passado – aos horrores da Alemanha nazista. Durante o funeral, Hugo recebe a visita da jovem Valesca Proença, que lhe mostra uma carta enviada por Olaf à sua mãe, contendo estranhas revelações que contradizem tudo o que achavam que sabiam a respeito de seus respectivos pais. Buscando desvendar esses antigos segredos há muito enterrados, eles partem para Colônia, onde descobrirão suas origens e o passado sombrio de Olaf. Uma trama envolvendo amizades, traição, morte, amor e milagres que uma obscura organização surgida na época do Terceiro Reich fará de tudo para manter em segredo, na intenção de encobrir a verdadeira identidade sobre uma criança conhecida somente como… A Filha do Reich.

Sobre o autor: Paulo Stucchi é jornalista e psicanalista. Formou-se em Comunicação Social pela Unesp Bauru. Ele é especialista em Jornalismo Institucional pela PUC-SP e Mestre em Processos Comunicacionais, com ênfase em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou como jornalista em revistas e jornais impressos, tornando-se editor, por treze anos, de uma publicação segmentada para o setor gráfico. Divide seu tempo entre o trabalho de assessor de comunicação e sua paixão pela literatura, principalmente, romances históricos. Também é autor de Menina – Mitacuña, O Triste Amor de Augusto Ramonet, Natal sem Mamãe e A Fonte.

Site do autor: http://www.paulostucchi.com.br
Redes sociais:
https://www.facebook.com/escritorpaulostucchi/
https://www.instagram.com/paulostucchi/

Fonte: LC

MATÉRIAS RELACIONADAS

Teatro Municipal receberá espetáculo ‘SENAI In Concert’

agita2019

Iguatemi Esplanada promove evento voltado ao universo do vinho

agita2019

Especial de Férias Shopping Cidade Sorocaba

agita2019

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

%d blogueiros gostam disto: